Hq Vs Filme | “O velho Logan” e “Logan”
Postado em jun. 22, 2017
O crescimento constante do número de leitores de histórias em quadrinhos é um reflexo do sucesso das adaptações para o cinema. Porém ainda existem aqueles que não se interessam tanto pelas versões “originais” e acabam se contentando com aquilo que lhes é apresentado nos filmes.
É interessante analisar os dois formatos para que possamos perceber as peculiaridades de cada um e podermos analisar com precisão até onde segue a fidelidade de uma adaptação. Um grande exemplo a ser citado é o filme recentemente lançado pela Fox intitulado “Logan”.
Dirigido por James Mangold e estrelado (pela última vez) por Hugh Jackman, o filme é baseado no Personagem da Marvel Comics, Wolverine, e inspirado na HQ “O velho Logan”, de Mark Milar e Steve Mcniven. A adaptação se mostra bem produzida, ao contrário do que costuma acontecer quando a estória se altera muito além do original, tendo um resultado extremamente satisfatório.
Uma das principais questões trazidas durante a HQ é sobre como seria o mundo, caso os vilões triunfassem. Em um eletrizante multiverso quase que pós-apocalíptico somos convidados a embarcar nesta estória ao lado de Wolverine e Gavião Arqueiro.
Resumimos então os dois formatos, HQ e filme, apontando suas principais características e divergências para, logo em seguida, apresentarmos nossa opinião.
“O Velho Logan”
Há mais de cinquenta anos que Wolverine não utiliza mais seus superpoderes. Não se sabe do paradeiro dos outros super-heróis e nem como o mal triunfou, mas agora os vilões estão no controle da situação e, aparentemente, não há resistência.
Logan agora tornou-se um pai de família e preocupa-se em obter fundos o suficiente para quitar seu aluguel. Quem efetua a cobrança é a impiedosa gangue dos Hulk’s que, após perceber que não irá receber o valor aquele mês, não só agride o antigo X-men como também lhe impõe uma condição: “Ou o dobro do valor no mês seguinte ou todos os membros de sua família morrerão”.
Já atordoado com os acontecimentos do dia, naquela mesma noite, Logan recebe a visita de um antigo amigo, Gavião Arqueiro, que lhe faz uma proposta irrecusável: Caso Wolverine lhe auxiliasse a atravessar o país para entregar um pacote, seria muito bem recompensado.
Sedento por uma forma de quitar sua dívida e salvar sua família, Logan aceita a oportunidade e os dois seguem para o lado leste do país, com destino à Nova Babilônia.
Enquanto rumavam para seu destino, dirigindo o famoso aranha-móvel, inúmeros inimigos punham-se no caminho, tentando impedir que os dois heróis atingissem seu objetivo. Por várias vezes Logan recusou-se a lutar, deixando todo o combate para o Gavião que, mesmo cego, conseguia contra-atacar com aptidão.
Seguindo viagem, Logan e Clint são surpreendidos por Ultron 8, que os procura em busca de ajuda. A filha do Gavião, Ashley, havia formado um grupo de super-heróis com o Demolidor e o Justiceiro, porém, foram capturados pelo novo Rei do Crime e precisam ser resgatados antes que virem comida de dinossauro.
Mesmo contra sua vontade, Logan concorda em desvirtuar um pouco o rumo original para auxiliar Gavião com mais essa questão e continua sua jornada para a próxima cidade.
Porém, ao contrário do que se imaginava, quando Gavião vai ao encontro da filha para lhe resgatar, ela demonstra que, na verdade, não precisa de qualquer ajuda, pois seu intuito era tomar o lugar ocupado pelo Rei do crime para si. Então, a fim de provar para seus companheiros que realmente seguirá seus objetivos, Ashley decide matar seu próprio pai.
A sorte do Gavião foi a inusitada aparição de Logan, dirigindo o aranha-móvel e possibilitando assim sua escapada. Já estavam distantes do local quando resolvem fazer uma breve pausa em um bar. Inesperadamente, Wolverine acaba se descontrolando e chega ao ponto de quase acabar com a vida de um estranho.
Já fora do estabelecimento, Clint questiona o amigo sobre seu estado e o que anda acontecendo que ele não tenha conhecimento. Só então que o antigo X-men se abre e expõe a indesejada verdade sobre como, o culpado pelo desaparecimento dos heróis era ele mesmo.
Tudo aconteceu na mansão em uma noite que os X-men receberam vários pedidos de ajuda vindos de todas as partes do planeta. De repente, uma explosão estremeceu os corredores da escola e vários inimigos chegaram de uma só vez. Wolverine, aflito e tentando proteger os alunos, entra em ação sozinho, porém, sem saber ao certo o paradeiro de seus companheiros.
Wolverine derrota todos os vilões, um por um, incansável e preocupado com os outros X-men. Após deferir seu último golpe contra Mercenário, o inimigo remanescente, ele ouve do rival: “Por que está fazendo isso, Logan? ”
Nesse momento surge Mysterio, conhecido como o mestre das ilusões, que revela o motivo de Wolverine ter sobrevivido e todos os X-men terem desaparecido. Na verdade, toda a situação não passou de um truque. Os inimigos que foram combatidos e derrotados eram os amigos de Logan. Por isso foram abatidos tão facilmente, não conseguiam machucar alguém que consideravam tanto.
Só então Wolverine pôde ver com clareza a real situação em que se encontrava. Em seus braços estava Jubileu, já desacordada e sem vida. Ao seu redor, todos os antigos companheiros, igualmente machucados e mortos. Após se conscientizar do que havia feito, Logan decidiu que não usaria mais seus poderes, pois poderia acabar com a vida das pessoas com as quais se importava.
Após essa revelação, Gavião e Logan seguem viagem e finalmente chegam em seu destino. Já no local de entrega, Clint, empolgado, conta para o amigo que tem um plano para derrotar o vilão Caveira Vermelho e finalmente mostra para Wolverine o que havia no pacote: Frascos contendo soro de Super Soldado.
No mesmo instante, os dois são alvejados por vários tiros vindos de capangas do Caveira Vermelho, que não só já esperava pela iniciativa do Gavião como também arquitetou sua morte para o momento da entrega do pacote. Infelizmente o plano do vilão é bem-sucedido e Clint falece após ser baleado.
Os capangas levam os corpos dos dois amigos para o Caveira Vermelho, acreditando que estão mortos, porém Logan ainda está vivo e seu poder regenerativo age, curando seus ferimentos enquanto ele é levado até o vilão.
Já no escritório do Caveira, Logan trava uma batalha contra ele, utilizando de artigos de outros super-heróis que o vilão mantinha como troféus para poder abatê-lo, como por exemplo a armadura do Homem de Ferro e o escudo do Capitão América.
Finalmente então Wolverine derrota o inimigo e foge com a armadura do Homem de Ferro. Ele retorna para casa com posse do dinheiro prometido por Gavião, confiante de que ao menos seus problemas financeiros estariam resolvidos. Porém, o que Logan não esperava é que encontraria sua mulher e filhos mortos.
Sedento de vingança, Logan enfrenta e derrota quase toda a família do Hulk, incluindo Bruce Banner, poupando apenas um bebe, neto do ex-vingador, que Wolverine decide criar.
Recepcionado por seus vizinhos, cheios de dúvidas e alívio, agora que já não serão mais ameaçados pelos Hulk’s. Todos questionam Logan sobre qual será seu próximo passo e se ele irá tentar trazer a justiça de volta para o país. Wolverine então cavalga em direção ao sol, com o bebe nos braços e diz: “Por que não? Não tenho nada para fazer mesmo…”
“Logan”
O filme se passa no ano de 2029. Wolverine trabalha como motorista, tentando levar uma vida discreta e não tem mais informações sobre os outros heróis. Agora ele mora apenas com Charles e Caliban em um local afastado da cidade.
Por uma grande ironia do destino, Charles agora possui uma doença degenerativa, que faz com que ele tenha convulsões e que seus poderes mentais fujam de controle. Por isso é necessário manter certa distância dos outros cidadãos, a cada crise que o professor tem ele pode involuntariamente causar a morte de outras pessoas, devido a potência de seus dons mutantes.
Com base nisso, o governo dos Estados Unidos classificou o cérebro de Charles Xavier como uma arma de destruição. A fim de evitar que o professor seja levado e tomado como propriedade militar, Logan o esconde em um local isolado, onde seus poderes não podem ser sentidos ou fazer mal a ninguém.
A cena que mostra Charles chega a ser engraçada. Ele fala coisas desconexas sobre um novo grupo de mutantes que precisa de ajuda e esperam por Wolverine. Crente de que o professor refere-se a apenas eventos do passado, devido a sua mente bagunçada, Logan não dá a menor credibilidade e simplesmente ignora.
Na verdade, Logan planeja comprar um barco e ir para bem longe com Charles e Caliban. Estava trabalhando para conseguir a quantia que faltava quando é surpreendido pela aparição de Donald Pierce.
Membro da organização Alkali Transigen, que visa criar novos mutantes para utilizar como armas de guerra, Donald visita Logan com o objetivo de descobrir onde está Gabriela, uma enfermeira mexicana que fugiu do hospital onde trabalhava e roubou algo muito importante que lhe pertence. Ele deixa um cartão com Wolverine, para que entre em contato caso a mulher o procure.
Logan segue trabalhando sem achar que a tal Gabriela realmente irá lhe procurar. Preocupado em comprar os remédios para que Charles não sofra mais tantas crises e empenhado em adquirir logo o barco, vemos que ele desenvolve um certo vício por álcool e descuida de sua saúde. É notável que alguma doença está se manifestando, porém o antigo X-men não parece muito interessado em tratar-se.
É interessante a cena do diálogo de Logan com Caliban, pois evidencia não só o cansaço que o mutante sente em ter que se manter sempre nas sombras, mas também o peso de cuidar de Charles e a preocupação com Wolverine, que parece cada dia pior.
Não demora muito, Gabriela contata Logan e lhe pede ajuda. Ela conta que precisa atravessar o país com sua filha, Laura, até Dakota do Norte, em um local chamado de Éden. A enfermeira alega que irá efetuar um bom pagamento e que precisa que Wolverine vá com elas, pois sem sua proteção não conseguirão chegar até o local.
Wolverine aceita o trabalho e combina com a enfermeira que irá retornar e leva-la até o local que deseja. Ele avisa Charles e Caliban de que irá ficar fora durante alguns dias e parte até o hotel onde Gabriela estava hospedada. Chegando lá se surpreende ao vê-la morta pela organização da qual fugia, mas a filha, Laura, não estava com ela.
O antigo X-men retorna então para casa, planejando fugir antes do combinado. Assim que chega, Caliban o alerta para a presença de objetos desconhecidos no porta-malas do carro. Antes de poder tomar uma atitude, Donald chega, não muito amigável, e Wolverine instrui o mutante a tomar conta de Charles enquanto ele resolve o problema.
Donald sutilmente ameaça entregar Charles para o governo caso Logan não lhe diga onde está a garota, cujos objetos estão com ele. Confuso e tentando contornar a situação, Wolverine diz que não está com ela. O que, logo em seguida, é desmentido, pois Laura arremessa um bastão de ferro na cabeça do vilão.
Assim que o rapaz cai no chão desacordado, Charles aparece, super empolgado em ver que os sinais mutantes que tem mencionado estão se concretizando. O professor decide acolher a menina, que o segue como se realmente já houvesse tido algum tipo de contato anteriormente.
Wolverine elabora com Caliban um plano para se livrar do corpo de Donald, porém as coisas não saem exatamente como o planejado, resultando no inevitável confronto entre Logan e os capangas do vilão.
O que não se esperava é que Laura iria se mostrar uma menina não tão indefesa, pois, assim como Wolverine, ela possui garras de adamantium nas mãos e também nos pés. Uma clássica referência à X-23, introduzida no universo através do X-men Evolution, mas tão bem recebida que acabou entrando também para a HQ.
Charles, Logan e Laura conseguem escapar do inimigo e tentam se distanciar o máximo possível. Wolverine consegue ver no celular que pertencia a Gabriela um vídeo que conta a real história por trás do pedido de socorro.
Laura fazia parte de um projeto um pouco mais audacioso que o da arma X (o qual surgiu Wolverine). A organização Alkali utilizou de várias sementes genéticas de diferentes mutantes para fertilizar mulheres e poder criar várias crianças com DNA alterado, a fim de utilizá-las em combate como armas de guerra.
Todas as tratadoras e enfermeiras do hospital onde essas crianças ficavam foram enganadas para cria-las e ajudar em seu desenvolvimento. Quando descobriram a real intenção da organização para as crianças, as funcionárias planejaram e executaram a fuga, esperançosas de que talvez elas conseguissem sobreviver, se usando os poderes com cautela. Neste momento percebe-se que Laura é mesmo filha direta de Logan, pois foi criada com base no DNA dele.
A jornada dos três é rastreada por Caliban, que foi forçado por Donald e seus capangas. O mutante faz o possível para atrasar o vilão de encontrar Wolverine e os outros, porém logo é descoberto e ameaçado.
A próxima cena mais impactante do filme é quando, logo após um acidente com cavalos no meio da estrada, Logan e os outros unem-se a uma família interiorana, que os convida para ajudar, agradecida pela ajuda com os animais. Eles acabam decidindo por passar a noite com aquelas pessoas, e é então que as coisas começam a dar errado novamente.
Descobre-se que há um clone de Wolverine, chamado de X-24. Ele não só invade a residência da família como também mata Charles e dois membros da casa a sangue frio. Sua prioridade é levar Laura até Donald, pois ele também faz parte da Alkali.
Logan, desnorteado de raiva e atrasado por suas debilidades, consegue vencer o clone com muita dificuldade e foge com Laura e o corpo de Charles, para poder enterrá-lo. São notáveis as mudanças na regeneração de Wolverine, que agora demora muito mais para curar suas feridas e ainda sofre com a doença que o consome mais e mais a cada dia.
Após enterrar o corpo de Charles, completamente desolado, Logan e Laura discutem sobre a ida até Dakota do Norte, pois Wolverine descobriu que o local indicado pela enfermeira foi visto por ela em uma das história em quadrinho que estavam na bolsa da menina.
Laura se mantem intransigível e após conseguir tirar Logan do sério, ele decide leva-la até o local. Após alguns imprevistos, eles conseguem chegar. Para surpresa de Wolverine, a menina e a enfermeira estavam realmente certas. Lá havia uma espécie de abrigo, onde outras crianças mutantes aguardavam todos estarem reunidos para poder partir.
O plano das crianças era atravessar a fronteira. Assim que o fizessem, estariam seguros. Logan vai recuperando-se pouco a pouco na presença dos mutantes e eles sugerem que Wolverine utilize um soro que vai acelerar seu metabolismo. Porém ele descarta sem pestanejar alegando que aquilo, na verdade, deixa as pessoas malucas.
Wolverine não planeja ficar com eles e conta para Laura que é o próprio adamantium que o está envenenando de dentro para fora e que ele provavelmente não iria viver mais muito tempo. Logan também afirma que nada de bom acontece com as pessoas com as quais ele se importa e afirma que o melhor que tem a fazer é partir.
Mesmo que diga para Laura que não quer ficar com ela e os outros mutantes, Logan realmente parece sentir muito por falar cada palavra, como se estivesse desperdiçando a chance de ter uma filha.
Quando Wolverine acorda, no dia seguinte, as crianças já partiram. Ele acaba se desesperando ao perceber que a Alkali planeja captura-los antes de cruzarem a fronteira e corre para ajuda-los, carregando junto o soro que as crianças lhe ofereceram anteriormente.
Após uma longa batalha, onde as crianças e Logan combatem não só os capangas, mas o clone X – 24 e Donald também, Wolverine consegue vencer, mas não sem antes pagar com sua própria vida.
Laura ajoelha-se ao lado do pai, enquanto ele segura sua mão. Ela o chama de “papai”, enquanto chora baixinho e Logan suspira, dizendo suas últimas palavras “então essa é a sensação”.
A escolha da última frase foi interessante, pois pode-se aplicar tanto ao contexto de pai e filha, onde Logan quer dizer que finalmente descobre qual a sensação de ter alguém lhe chamando de pai, como também pode significar que ele finalmente compreende como se sente quando se está morrendo, visto que sua capacidade de regeneração, anteriormente, jamais lhe permitiria ter esse tipo de experiência.
O filme termina com as crianças em volta do local onde Logan foi enterrado. Laura cita uma frase que ouviu quando assistia ao filme “Os brutos também amam” com Charles, em uma das paradas que fizeram durante suas fugas.
Assim que ela termina, as crianças começam a caminhar rumo a fronteira e Laura segura a cruz que havia no local onde Wolverine estava enterrado. Ela vira estrategicamente, formando um “X”, referenciando ao X-men heroico que ele era e sempre seria.
Conclusão
É impossível deixar de notar as diferenças entre os dois formatos. O filme, mesmo tendo inspiração clara na HQ, se diferencia por inteiro dela. O motivo disso é compreensível, pois existem personagens que não são de propriedade da produtora detentora dos direitos do filme (Como o Gavião Arqueiro, por exemplo).
Fora que colocar dinossauros, homens toupeira (Criaturas que servem como proteção ao planeta) e etc, acaba sendo informação demais e que, talvez, não houvesse tempo de ser bem explicada para um público que não acompanha / desconhece o conteúdo das HQs, o que resultaria em uma perda de audiência muito grande.
Essa “liberdade” que o cinema proporciona de poder modificar e reverter alguns pontos nos trouxe um excelente filme. Foi o que fez de Logan o melhor filme de super herói já feito, quer dizer, em minha opinião. 😉